sábado, 15 de outubro de 2011

Da educação no Brasil

Hoje (14.10.2011) na aula de português instrumental debatemos os prós e contras da avaliação escrita na educação. No momento do debate não me quis pronunciar e mostrar meu ver sobre a situação. Pois bem, meus estimados colegas explanaram brilhantemente suas opiniões e apenas quero acrescentar algumas coisas que não foram faladas por falta de tempo.

1 - a avaliação escrita é um instrumento válido na educação, no entanto não do modo estrito como é apresentada nas salas de aula, posto que não reflete a totalidade das capacidades do educando, pois em uma avaliação dita argumentativa pouca ou nenhuma valia é dada a vivência extraclasse do indivíduo. Tomemos um exemplo prático: se o professor pergunta Quem descobriu o Brasil? Existe apenas uma resposta correta que é Pedro Álvares Cabral, ou seja, mesmo sendo de amplo conhecimento o fato que o Brasil não foi descoberto haja vista que já haviam populações vivendo nessas terras, para o aplicador da prova ou avaliação isso nada importa porque o conteúdo da disciplina diz só haver uma resposta a pergunta, qualquer coisa que venha a divergir é tida como errada.
O que me leva ao segundo ponto:


2- Em termos de conhecimento humano não existem verdades absolutas pois como tudo quanto é humano é passível de falhas. Tendo em vista essa imperfeição do conhecimento, o modo mais eficaz para vermos nossos erros enquanto pessoas em busca de saberes e conhecimentos é a interação com o outro, ver o mundo por outra perspectiva, a qual muitas vezes nos revela nuances que não nos tínhamos atentado antes. mas que partindo dos diálogos e discussões dentro e fora de classe tornamo-nos plenamente capazes de compreender e assimilar, aumentando assim qualitativamente nosso conhecimento sobre os temas abordados. 
Deste modo, nota-se claramente que a avaliação escrita é válida, desde que embasada nos saberes adquiridos através de estudos, discussões e argumentações coerentes aos temas e vivências do indivíduo e não só no aprendizado por repetição.

Urge mencionar que grande parte dos problemas enfrentados pelos alunos na leitura e interpretação de textos - sejam escritos ou não - advêm do não estimulo e consequente não apreço pela leitura, pois o aluno nas séries iniciais não é estimulado a fazer uma leitura crítica do mundo, admito que claramente crianças de cinco ou seis anos não possuem discernimento para compreender o todo, no entanto elas deveriam ser incitadas a leitura através de livros com figuras e temas que atraiam sua atenção, deste modo fazendo com que adquiram o hábito pela leitura que fará com que possam futuramente ser cidadãos mais capazes de emitir juízos de valor  e assim contribuir para a melhoria da sociedade e seus meios de vivência.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Será que ainda somos capazes de amar verdadeiramente?

A enciclopédia galática define o amor como algo incrivelmente complicado de se descrever, já o Guia do Mochileiro das Galáxias define o amor como algo extremamente doloroso, se puder, evite-o. Mas para o azar dos terráqueos, eles nunca leram o Guia do Mochileiro das Galáxias. Tirando esses aliases e falando sério agora, pergunto-me se ainda somos verdadeiramente capazes de amar outrém. Penso que não amamos como a anos atrás, quando a simples companhia da pessoa amada nos deixava repletos de alegrias e sonhos, quando saíamos para passear sem compromisso com horários, quando o bem-estar do outro era mais importante que o nosso, bons tempos aqueles. 

Infelizmente hoje, em nosso tempo, onde somos "senhores" de nossas vivências, perdemos a capacidade de amar, não digo somente o amor dos namorados e amantes ¹, mas sim o amor pelas pessoas, é incrível que
nos não comovamos mais quando alguém a nossa volta está em dificuldades, o mundo é individualista, sei disso e tal fato preocupa-me um pouco pois é necessário que nos unamos, acredite sei como como tudo termina e você não gostaria do que vi. Os humanos, as pessoas, devem deixar suas diferenças de lado, afinal somos todos iguais, todos compartilhamos o mesmo planeta.

Lembro-me de uma canção que pergunta como nos vão chamar: Geração perdida? Geração Cobiça? Geração em que o bastante não é o bastante? ou quem sabe seremos chamados de Geração do amor. Agora por que citei essa canção, você deve querer saber, simplesmente para falar que ainda temos tempo de mudar, mudar nossas atitudes, nossa convivência com o próximo, independente de cor, etnia, idioma, somos irmãos, isso é que nos importa ou deveria importar, pois cada vez mais a humanidade
caminha rumo a sua ruína. Proclamamos aos ventos que vivemos a era da razão, no entanto que razão é essa que é incapaz de ver o futuro que nos espera?

Aproveito para comentar sobre o amor dos enamorados. Diga-me, quantas pessoas você conhece que estão procurando alguém para um relacionamento sério? quantos jovens querem tão somente "curtir a
vida", "viver o momento" e outras tantas desculpas infundadas para seu comportamento vazio. Justificam-se dizendo que são jovens, que vão se preocupar com a vida quando forem "velhos" e que vive-se só uma vez.
Claro, vive-se somente uma vez, então porquê desperdiçar seu tempo tão precioso construindo um futuro melhor? Por quê se importar em ter alguém ao seu lado? Existem respostas bem diretas a essas questões:
1 - Na vida não existe treino ou segunda chance, fez tudo errado vai viver as consequencias. 
2 - Você se pode divertir muito saindo com uma pessoa diferente toda a noite, mas quem irá te acolher quando você tiver medo? Quem te aceitará como és, com todos os seus defeitos? e o mais importante, quem vai estar contigo quando tudo mais acabar? Por que a sua juventude se irá acabar, seu rosto terá rugas e a idade vai chegar até você, isso é inegável.

Afirmo que não sou contra que você se possa divertir, apenas saiba que tudo isso vai passar, e quando ocorrer é bom que você tenha alguém especial a seu lado. Acredite, você não vai querer terminar só,
envelhecer e perceber que desperdiçou sua existência em coisas fúteis, sei disso. Portanto, encontre com quem partilhar sua vida, tenha em mente que aquela pessoa te escolheu por você ser quem é, seja
sincero(a), seja gentil e saiba que mesmo ele(a) sendo sua outra metade, ainda é uma pessoa independente, por isso não a sufoque com suas exigências, com ciúmes infundados, afinal ela(e) está com você,
seja apenas você, modere seu temperamento pois o amor perdoa, mas até para isso existem limites. Assim, talvez possamos reaprender a amar completamente, pois se você ama uma pessoa, não a dobrará a sua
vontade, vocês encontrarão um meio-termo entre suas vontades, mesmo sendo individuos separados, vocês agora dividem suas vidas e devem fazer coisas juntos, contanto que AMBOS estejam felizes com isso.

¹ uso aqui a palavra amante não no sentido torpe que ela adquiriu com
os anos, mas sim no sentido de pessoa que ama, apaixonada.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rebeldes sem causa.

No decorrer da história sempre existiram aqueles que desafiaram o sistema, o modo de governo vigente ou que lutaram para mudar algo errado na sociedade, ou seja, muitas vezes a rebeldia foi uma força modificadora, no entanto os rebeldes anarquistas não mais tem feito isso, o sistema descobriu uma forma mui eficaz de lidar com eles: a alienação total e completa da realidade.
Hoje, os "rebeldes" se é que os pode assim chamar, estão ai para criticar o sistema, o que acontece é que eles não têm ciência da real amplitude dos problemas, estão totalmente alienados, somente veem o que a mídia lhes mostra, vestem, comem, ouvem aquilo que a elite quer que eles comprem, tenho de admitir que realmente é impressionante o modo como isso é feito, pois a massa de manobra é manipulada sem nem ter consciência disso. Devo aqui dar os meus parabéns, é genial! Enganar, manipular e ainda assim fazer com que as pessoas pensem que decidem algo sobre suas vidas.

Agora como isso acontece? Simples, Pão e Circo. Entretenha o povo com comida e diversão barata e ele não questionará nada. Por exemplo, um artistazinho de nada é promovido pelos grandes meios de comunicação por que o povo se identifica com ele ou ela, então logo começa a fazer shows pelo país, grava um DVD, aparece nos grandes canais abertos, em alguns canais por assinatura e bingo! o povo esquece os problemas que vive porque se vê no fulano, ele era pobre, desconhecido e ficou famoso, então por quê eu não posso fazer o mesmo? Simples, você não pode, o sistema não quer isso, ele quer que você fique alienado, não estude, seja simples massa de manobra nas mãos da elite deste país, por que você acha que é tão difícil um pobre terminar o ensino superior? porque ele é burro? Porque ele é preto, amarelo, laranja ou verde? Não, não é esse o motivo. O motivo real é que quanto mais o povo aprende, mais ele questiona, quanto mais ele questiona, mais difícil é para as elites manter o controle sobre ele e assim elas (as elites) se enfraquecem. Você deve estar pensando: ele não sabe do PROUNI, que dá milhares de bolsas para os estudantes pobres? Não conhece o FIES? Sim e sim, conheço profundamente o funcionamento de ambos e digo com todas as letras que isso não é para ajudar o aluno pobre, é apenas alegórico, ou como se diz, "é pra inglês ver". Primeiro, caso o governo estivesse real interesse em promover o ensino superior, investiria nas universidades federais. Segundo, o FIES conta com juros exorbitantes, e existem muitos estudantes que não conseguem pagar o financiamento.

Esse breve quadro apresenta o por quê de os rebeldes não terem uma causa específica, estão atados, ficam discutindo futilidades pois estão cegos para a realidade que os cerca, ocupados demais vivendo em seu mundinho cor-de-rosa para se preocupar com o vizinho que acabou de perder o emprego, ou com o fato de nesse exato momento alguma criança no planeta morreu de fome, sede, doença ou em guerra civil ou ainda, ocupados demais para perceber que estão sendo manipulados.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Tempo e chances...

Domingo estive conversando com minha amiga P. há muito que não nos falavamos. Ela me contou alguns de seus planos para o futuro e pude lembrar a real distância que há entre o que fizemos de nossas vidas: enquanto ainda luto para terminar minha graduação ela em pouco tempo vai terminar o mestrado e planeja casar e ter filhos daqui cinco anos e eu ainda estou sem alguém a meu lado. 
Me disse ela para não lamentar o que passou e que sempre podemos escrever um novo final para nossas vidas, concordo plenamente mas não posso esquecer o passado, pois meu eu de hoje resulta das decisões que tomei até aqui. Recordo o que passou e sinto pesar sim por muitas cousas que fiz ou que deixei de fazer e busco não repetir os mesmos erros de antes, seguir em frente mas me sinto perdido muitas vezes...
Admito que é ridículo um homem adulto com medos adolescentes, mas sou assim. Digo que estou agora vivendo minha vida adulta com um toque de adolescência. Confesso que existem incontáveis coisas que não fiz quando era o tempo e tento agora recuperar o que perdi. 

Mudando um pouco de assunto... 
Muitas pessoas me já definiram como uma pessoa fria, sem sentimentos, elas não deixam de ter razão. Foi-me sempre difícil expressar sentimentos para outrem, sobretudo bons sentimentos, não que não tenha sido amado por meus familiares, o fui, o caso e que já e parte de minha psiquê sempre buscar a lógica e a razão em primeiro lugar e isso me tem por diversas vezes ser intolerante com as pessoas. Não as deveria culpar, afinal estão apenas cumprindo a função de sua existência. 
Acredito que o sentimento humano mais adequado a minha situação seja compaixão, que me deveria levar a ajuda-los, mas não devo interferir, eles têm que encontrar as respostas por si próprios. Deixei-me levar e fugi ao que pretendia falar, então encerro aqui.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Amar Completamente

Chuva de setembro, você e eu
Muda a cidade de dimensão
Novas sensações, novas reflexões na mente

A história se repete, sim, eu sei
Minha mão com a tua encostou
Parece como ontem e sempre, mais não

Segue muito mais em minha vida
Cada dia uma nova cor me dá
Em cada gesto em cada fantasia
No seu sorriso de melancolia

Como um trem correndo em minha direção
Com minhas emoções e os mil "se"
Teu olhar é uma carícia a mais
Sabe em meus sonhos como entrar

Tudo vai depressa entre os dois
Você não me pertence, nem eu a você
Como não nos damos tempo
Para amar completamente

Se você prestou ao menos atenção
É o que talvez você não quer
Te observo mas não consigo te ver

Segue muito mais em minha vida
Entre os meus silêncios, mais além
Com um sopro de serenidade
Amanhecer de uma nova liberdade

Isso que antes eu nunca compreendi
Claro frente aos meus olhos, por fim eu vi
Me olha de novo como antes
Faz voar meus sonhos outra vez

Se te colocam os olhos grande como de uma criança
Não é impossível, saberás amar completamente
Plenamente

Isso que antes eu nunca compreendi
Claro frente aos meus olhos, por fim eu vi
Seu olhar é uma carícia a mais
Chega onde nenhum outro pôde estar

Estar...